segunda-feira, 1 de junho de 2009

Coréia do Norte dispara míssil de longo alcance e alimenta clima de guerra fria

Nathalia Novaes



Um míssil de longo alcance foi lançado pela Coréia do Norte na tarde dessa segunda-feira (1º). De acordo com duas autoridades de defesa ameriacanas em entrevista a agência AFP, o míssil teria sido transportando por trem de uma usina próxima a Pyongyang até a base de lançamento de Dongchang-ri (na costa do Mar Amarelo).

O Governo americano divulgou nota afirmando que essa atitude é uma afronta comuniddae internacional e quebra a resolução 1718 adotada pelo Conselho de Segurança da ONU. Segundo Robert wood porta-voz do departamento de estado esse tipo de comportamento é provocador.

"Isso apenas inflama as tensões na região.Queremos que o Norte respeite suas obrigações internacionais", acrescentou Wood. Afirmando ainda que em caso da Coréia do Norte manter a postura os Estados Unidos não exitarão em tomar medidas drásticas como invasões e até ataques.

Depois de seu teste nuclear há uma semana, a Coréia do Norte disparou seis mísseis de curto alcance. O regime de Pyongyang já ameaçou atacar o Sul e tomar medidas de legítima defesa em caso de sanções da ONU.

Conselho de Segurança da ONU condena testes nucleares da Coréia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário