segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Manhê! Quero o brinquedinho!"

Isabela Sanches

O Ministério Público Federal em São Paulo entrou nesta segunda-feira (15) com uma ação civil pública para que três grandes redes de fast food suspendam as promoções que vêm com brinquedos porque eles influenciariam crianças na compra de lanches. O argumento é o de que esses alimentos são muito calóricos e contribuem para problemas como a obesidade infantil.

Autor da ação, o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo alega que os lanches, compostos por hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes, fazem do brinquedo "um prêmio" para o consumo de um alimento que traz risco à saúde de meninos e meninas. A ação tem como alvo as redes McDonalds, Bob's e Burger King e suas promoções: McLanche Feliz, Lanche Bkids e Trikids (respectivamente). Fato é que a estratégia de marketing dessas empresas incitam, o consumo e fidelizam o consumidor infantil a um produto altamente calórico, e a associação com o brinquedo retira qualquer julgamento de valor nutritivo na escolha do alimento.

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