segunda-feira, 16 de março de 2009

Presidente do Brasil otimista com a crise

Por Priscila Velloso

Em discurso nesta segunda-feira, 16 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil continuará crescendo em 2009 mesmo com a crise mundial. De acordo com o presidente, o país vai crescer menos do que poderia crescer se não fosse a crise.

Lula disse ainda que enquanto países ricos mergulhão na recessão, o Brasil vai continuar crescendo. O presidente disse que não vai reduzir nem um centavo dos investimentos em projetos sociais e que a crise o estimulou a trabalhar mais e investir mais nos programas sociais.

Com essas informações podemos analisar a crise por dois pontos: o Brasil é um país mais forte economicamente do que imaginávamos e está se revelando uma economia realmente emergente ou o otimismo do nosso presidente é tão aguçado que não está permitindo que ele veja a realidade.

Pelo o que vemos diariamente sobre a crise nos veículos de comunicação, o Brasil parece estar sobrevivendo. As demissões acontecem, as vendas diminuíram, os bancos estão mais cautelosos em relação aos empréstimos, mas tudo em pequenas proporções comparando com o que acontece no resto do mundo.

Um bom exemplo são os brasileiros que foram morar no exterior em busca de uma vida melhor ou até mesmo porque estavam desempregados no Brasil e conseguiram emprego em outro país. Com a crise, quem ainda pode, retornou para o Brasil em busca de emprego e de uma vida melhor.

Talvez essa crise faça com que os brasileiros valorizem mais o país de origem e vejam que aqui, mesmo com corrupção, violência e desigualdade social vamos sobrevivendo. Mesmo assim, a cautela é necessária para apoiar o otimismo do nosso presidente. Até podemos crescer, mas encarar a crise como ela realmente é pode evitar sérias consequências no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário